quinta-feira, 23 de novembro de 2017

CASA-MUSEU FIALHO DE ALMEIDA




CASA-MUSEU FIALHO DE ALMEIDA

O escritor Fialho de Almeida nasceu em Vila de Frades em 1857. De configuração popular, a Casa desenvolve-se num único piso e pauta-se por uma enorme depuração arquitectónica.

Todavia, mais do que o interesse que pode apresentar no âmbito das tipologias da arquitectura popular, este imóvel reveste-se de particular importância pelo facto de ter sido habitado pelo escritor e por lhe ser associado todo um simbolismo relacionado com esta tão relevante figura da literatura portuguesa.

Tendo estudado em Lisboa desde os 15 anos, acabou por se formar em medicina, carreira que abandonou de imediato para se dedicar exclusivamente à literatura, com uma imensa produção realista, numa vertente caracterizada pela ironia e pessimismo.

A sua vasta obra ficou marcada pelos artigos dos jornais (entre 1889 e 1894) reunidas sob a designação "Os Gatos" e "Pasquinadas", entre outros. Os contos encontram a sua melhor expressão nos títulos "Contos" (1881) e "O País das Uvas" (1893) ou ainda na "cidade do Vício", de 1882.



in “Património Cultural” (excerto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...