terça-feira, 28 de novembro de 2017

JÚLIO VERNE – Escritor




JÚLIO VERNE
(Nantes, França, 1828 - Amiens, 1905)

Escritor

Fugiu de casa com 11 anos para ser marinheiro. Localizado e recuperado, retornou ao lar paterno. Num furioso ataque de vergonha por sua breve e efémera aventura, jurou solenemente (para a sorte de seus milhões de leitores) não voltar a viajar senão na sua imaginação e através de sua fantasia. Promessa que manteve em mais de oitenta livros.

Influenciado pelas conquistas científicas e técnicas da época, decidiu criar uma literatura adaptada à idade científica, vertendo todos estes conhecimentos em relatos épicos, enaltecendo o génio e a fortaleza do homem em sua luta por dominar e transformar a natureza.

Publicou a primeira grande novela de sucesso em 1862, o relato de viagem à África em balão, intitulado Cinco semanas em um balão.

Nada mais justo, também, que o novo estilo literário inaugurado por Júlio Verne, fosse utilizado por uma nova arte que surgia: o cinema. Da Terra à Lua, (1902), 20.000 Léguas Submarinas(1907), Michael Strogoff (1910), foram alguns dos primeiros filmes baseados em suas obras.

A Volta ao Mundo em 80 dias foi filmado em 1956, com enredo milionário, dirigido por Michael Anderson, música de Victor Young.


in “Biblioteca Júlio Verne” (excertos)


***

Palavras de Júlio Verne
“Um dia visitaremos a Lua e os planetas com a mesma facilidade com que hoje se vai de Liverpool a Nova York.”



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...