quarta-feira, 22 de novembro de 2017

INGMAR BERGMAN – Dramaturgo e cineasta



INGMAR BERGMAN
(Suécia, 1918 - 2007)

Dramaturgo e cineasta

Estudou na Universidade de Estocolmo, onde se interessou por teatro e, mais tarde, por cinema. 

Discípulo de Victor Sjöström e de Mauritz Stiller, herdou de seus mestres o gosto pelo expressionismo poético, característica maior e melhor do cinema mudo sueco dos anos vinte. Ressuscita, assim, para o mundo, a cinematografia da Suécia e, a partir de 1950, perfeitamente senhor de si e de seu ofício , desenvolve uma temática de preocupações metafísicas. 

Estranho, requintado, apuradíssimo, o cinema de Ingmar Bergman singulariza-se muito mais pelo conteúdo do que pela forma, embora esta, fundamentando-se na melhor tradição fílmica, atinja por vezes uma beleza e uma perfeição raras.

Alguns dos seus filmes: Morangos Silvestres; Uma Lição de Amor; O Sétimo Selo; Sorrisos de uma Noite de Verão; O Ovo da Serpente; Fanny & Alexander; Persona; O Silêncio; A Flauta Mágica.


in”Enciclopédia de Cultura”

***
Palavras de Ingmar Bergman

“Nossas relações sociais são limitadas, a maioria do tempo, a fofocar e criticar o comportamento das pessoas. Esta observação lentamente empurrou-me para o isolamento da chamada vida social. Meus dias se passam na solidão.“



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...