sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A Fábrica que eu Canto

 
 
 
 
 

 
 
    A Fábrica que eu Canto

 
 
Não sei o que produz, mas é enorme,
E feita de tijolo, cor de fogo,
A fábrica que eu canto.
E à noite, quando está iluminada,
(Naquele bairro soturno, à beira rio),
Parece incendiada,
A fábrica que eu canto.

 
Trabalha-se de noite, nessa fábrica,
E ninguém se revolta.
De dia, nem se sabe que ela existe,
Fica sombria como todo o bairro.
Sombria, fria, triste…
-E ninguém se revolta.

 
Ah! mas à noite, quando se ilumina
A fábrica que eu canto,
Tem a grandeza duma tempestade!…
É um monstro de fogo, apocalíptico,
Pairando na cidade,
A fábrica que eu canto!

 

Carlos Queirós (Lisboa, Portugal, 1907 - Paris, França, 1949), in “Desaparecido”.

Imagem: Iberê Camargo (1914 – 1994), pintor brasileiro.

 

 

2 comentários:

  1. Boa noite. Obrigado. Este poeta não é muito, ou quase nada, conhecido em Portugal. Temos grandes escritores, poetas, actores, pintores, etc, que vão caindo no esquecimento. As nossas tv´s e rádios não têm, sequer, um programa sobre poesia. Antes do 25 de Abril de 1974, havia declamadores que tinham programas semanais dizendo todos os poetas. Hoje, a poesia não se vende nas livrarias e a maioria da população considera uma coisa chata. Sobre declamadores portugueses e, talvez, brasileiros divulgarei alguns nomes importantes, a partir de Abril. Cumprimentos.

    ResponderEliminar

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...