terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cancioneiro Popular (XV) – Cantigas do Trabalho

 
 
 
 
 
 

Cancioneiro Popular (XV) – Cantigas do Trabalho

 
 
 
Ceifeiro

 
 
O que dirá meu amor

Amanhã em me avistando:

- Ora adeus, como passaste,

Onde é que andaste ceifando?

 
 
 
Corticeiro

 
 
Não há vida mais bonita.

Que a vida do corticeiro:

Anda de ramo em ramo

e de sobreiro em sobreiro.

 
 
Ferreiro

 
 
Todos me lavam a cara

Que o meu amor é ferreiro

Deixa-o lá bater o ferro...

Quem tem ferro tem dinheiro.

 
 
Lavadeira

 
 
Fui lavar ao rio turvo,

Escorregou-me o sabão,

Abracei-me com as tosas,

Ficou-me o cheiro na mão.

 
 
Lavrador

 
 
Hei-de namorar, cantando.

Um filho dum lavrador:

Quem anda ao frio e anda à calma

Goza sempre a mesma cor!

 

 
 
Cancioneiro Popular Português de J. Leite de Vasconcellos

 
Imagem: Costa Araújo (1947), artista plástico português.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...