quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Langston Hughes

 
 
 
 
 
 

 


Langston Hughes (Missouri, EUA,1902 – Nova Iorque, EUA, 1967), importante figura literária na década de 1920, período conhecido como “Renascimento do Harlem”. Foi um dos criadores do jazz poesia.


 
     Negro
 
Sou um Negro:
Escuro como a noite,
Escuro como as profundezas da minha África.

Tenho sido um escravo:
César mandou-me limpar os degraus da sua porta.
Escovei as botas de George Washington.

Tenho sido um trabalhador:
Sob as minhas mãos ergueram-se as pirâmides.
Fiz argamassa para o Woolworth Building.

Tenho sido um cantor:
Entre África e a Geórgia
Carreguei as minhas canções de lamento.
Fiz “ragtime”.

Tenho sido uma vítima:
Os belgas cortam-me as mãos no Congo.
Continuam a linchar-me no Mississípi.

Sou um Negro:
Escuro como a noite,
Escuro como as profundezas da minha África.

 
 
Langston Hughes

 

2 comentários:

  1. Achamos o poema bonito, mas só quem vive a realidade do lugar onde o autor nasceu compreende-o ao fundo. Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Conheço através da leitura, medianamente, o lugar onde nasceu o autor. É uma realidade dramática. Decidi publicar este poema no dia da Consciência Negra que se celebra no Brasil todos os anos. Foi, de certa forma, a minha homenagem.

    ResponderEliminar

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...