sábado, 16 de julho de 2016

CURRY CABRAL – Cientista e professor





Curry Cabral (Horta, Açores, Portugal, 1844 – Lisboa, 1920).

Residiu quase toda a vida em Lisboa, onde se matriculou na respectiva Escola Médico-Cirúrgica em 1864, tendo defendido a sua tese inaugural a 23 de Julho de 1869.

Passou a exercer medicina no Hospital Real de S. José e Anexos, exercendo as funções de cirurgião do Banco de Urgências e, a partir de 1874, de cirurgião extraordinário. 

Em 1885 foi nomeado director da Enfermaria, chegando em 1900 ao cargo de enfermeiro-mor, tendo-o desempenhado até 1910. Como enfermeiro-mor reformou o sistema administrativo daquele hospital, levando à aprovação de um novo regulamento para os internamentos, que vigorou em todos os hospitais portugueses desde 1901. (…)

Entretanto iniciou carreira académica, sendo nomeado por decreto de 11 de Dezembro de 1873, após concurso, preparador e conservador do Museu de Anatomia da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Exerceu aquele cargo até 10 de Fevereiro de 1876, data em que foi nomeado lente substituto da secção cirúrgica daquela Escola, ingressando assim na respectiva docência. (…)

A sua fama como cientista e como professor de ciências médicas levou a que fosse de feito membro de várias associações científicas, nacionais e estrangeiras, entre as quais da Societé d'Hygiene de Paris, e eleito sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa. (…)

Foi o principal impulsionador da instalação em Lisboa de um hospital para tuberculosos e outros pacientes de doenças infecto-contagiosas. Aquele hospital, ainda hoje conhecido popularmente como Hospital do Rego, foi erguido no local onde assentou o Convento das Convertidas de Nossa Senhora do Rosário, de religiosas franciscanas, fundado depois de 1768.

Inaugurado em 1906, por obra do Governo de Hintze Ribeiro, com o nome de Hospital do Rego, aquela instituição deu origem ao actual Hospital Curry Cabral, assim denominado, no ano de 1929, em homenagem ao Professor José Curry da Câmara Cabral.



in Instituto de História Contemporânea (excertos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...