quinta-feira, 14 de julho de 2016

TEMPLO DE KANDARIJA – Índia Central







TEMPLO DE KANDARIJA 


Khajuraho, no Centro da índia, é constituído por oitenta estruturas todas construídas dentro do relativamente curto período entre c. 950 d. C. e 1050. Os templos, dos quais só vinte e quatro sobreviveram, foram mandados erguer pelos reis Chandella para a sua capital num estilo fundindo todas as tradições de construção de templos do fim da época hindu.

Os templos, que em tempos eram rodeados por lagos irrigados, deixaram de ser usados após o fim da dinastia do século XII e foram dominados pela selva durante sete séculos, até que tiveram início as sistemáticas escavações de 1906.

Cada templo contém uma imagem devota no escuro santuário em abóbada situado por baixo da torre muito esculpida. As superfícies de arenito estão cobertas por decorações em faixas horizontais, erguendo-se através da quadra adjacente (mandapa) até à altura da sikhara (torre) principal.

Os contínuos frisos de figuras esculpidas em alto-relevo criam um animado cortejo de guerreiros, dançarinos, elefantes, acrobatas, cavalos, músicos, caçadores e amantes em eróticos amplexos.

Os templos de Khajuraho são dos mais notáveis da arquitectura hindu na Índia Central.




in “Arquitectura” de Neil Stevenson

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...