terça-feira, 26 de julho de 2016

MATILDE ROSA ARAÚJO - Não te assustes






Matilde Rosa Araújo (Lisboa, Portugal, 1921 – 2010).

Matilde Rosa Araújo nasceu na casa de seus avós, uma quinta na estrada de Benfica, onde contactou o meio rural e observou o trabalho de adultos e crianças que lidavam com animais.
Estudou em casa, com mestres escolhidos, o que a levava a dizer com expressão sonhadora, sem amargura, «A minha infância foi muito solitária».

Nos anos quarenta, já jovem adulta, muda-se para Lisboa.
Fez o curso de Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde granjeou grandes amizades para toda a vida.

No início da sua carreira de professora, Matilde Rosa Araújo ensinou Português, Francês, Geografia em escolas técnico- profissionais.
Ao longo do tempo exerceu a docência em numerosas escolas do secundário percorrendo o país de Norte a Sul, o que lhe permitiu conhecer a realidade de muitos lugares, base da sua grande experiência e inspiração para poemas e contos.

Em convívio com as educadoras, num curso de formação, ou na sequência duma sua conferência, sublinhava a importância de se estar atenta à sensibilidade poética infantil, que se devia desenvolver com o canto, as lengalengas, os textos rimados. 

Como pedagoga, Matilde Rosa Araújo cativava as crianças escutando-lhes as falas e os anseios e chegava a elas pela via da literatura. Os alunos ficavam presos da sua voz doce e sábia, que lhes abria horizontes e os impelia a pensarem e a agirem com responsabilidade.

Além de alguns poemas e contos publicados, Matilde inicia a sua vida literária em 1957, com o Livro da Tila, um conjunto de poemas para crianças. Mais tarde Fernando Lopes Graça musicou todo o livro, que considerava "o melhor cancioneiro infantil na história da música portuguesa".

Preocupada com a situação social da infância escreve Praia Nova (1962), O Palhaço Verde (1962), conto inspirado num menino real encontrado num circo pobre da província, mas onde não falta a ternura infantil. Este livro teve o Prémio para o Melhor Livro Estrangeiro da Associação Paulista de Crítica de Arte de São Paulo, Brasil. Escreveu muitas histórias e novelas para a infância, artigos e crónicas em jornais e colaborou com a sua prosa clara e rigorosa em diferentes revistas: "Távola Redonda", "Graal", "Vértice" ou "Seara Nova".

Matilde Rosa Araújo sempre defendeu e apoiou causas justas actuando na Unicef ou no Instituto de Apoio à Criança, ou ainda manifestando-se contra a violência e as injustiças.

Amante da paz, do entendimento entre os povos, ansiando viver em plena democracia, num convívio fraterno, Matilde Rosa Araújo era de grande fidelidade na amizade. Sempre admirou os seus amigos com exaltação, não querendo nunca nada para ela, como se não merecesse.

Mas recebeu prémios, homenagens e louvores pela sua obra, pela sua vida, e pelas palavras que faziam sonhar as crianças, e os adolescentes, que a escolhiam para confidente, pelo amor que lhe retribuíam os leitores e os alunos das escolas que a Matilde continuava a visitar com enorme alegria, sempre teve um grande significado na existência da escritora.

Recebeu muitas mensagens também de crianças e uma delas, que fazemos nossa, dizia: "Querida Matilde nunca te vamos esquecer".



In revista “Seara Nova” (excertos)


****************


Não te assustes


Não te assustes
É o falar das folhas
Seu verde falar
Com o vento que vai
Com o vento que vem
Não te assustes e aprende a escutar
O vento que vai
O vento que vem
Verdes folhas e seu falar.



 in “Segredos e Brinquedos”


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...