domingo, 24 de julho de 2016

UMA ESMOLINHA PELO AMOR DE DEUS




UMA ESMOLINHA PELO AMOR DE DEUS

(QUEIXUMES DE UMA TRÁGICA)


Dai esmola à pobrezinha,
Que já foi nova e bonita;
Socorrei quem vos implora
Na sua infausta desdita!
Acudi por compaixão,
Ó bondosos benfeitores,
Mitigai as minhas dores
Com a esmolinha bendita!


Eu que fiz por tantos anos
De duquesa e de rainha,
Não vejo chapa, há três meses,
Daquela empresa daninha!
Três meses! duzentas libras!
Que miséria ser artista!
Mais valia ser corista,
Ou criada de cozinha!


Sobre os pés do Teodorico
Eu dobrei os meus joelhos,
Supliquei que se lembrasse
Dos que são amigos velhos,
Mas fez ouvidos de mouco
À minha triste miséria,
E, deitando cara séria,
Deu-me apenas bons conselhos.


Hoje, imersa na penúria
De algum prédio e inscrições
Que nem dão para uma família
Comer uns magros feijões
Vou pedindo à caridade
Que se lembre da mesquinha,
Que trinta anos foi rainha
No trono dos dramalhões.

                                                                   
                                                                                   Zebedeu                                                                         


in “O António Maria” – Jornal de humor político, editado e dirigido por Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) – edição de 4 de Setembro de 1879 – HML.

Imagem: pintura de Amedeo Modigliani (Livorno, Itália, 1884 – Paris, França, 1920).





Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...