sábado, 9 de julho de 2016

WILLIAM BOOTH – O Profeta dos Pobres







William Booth (Nottingham, Reino Unido, 1829 -1912).

Foi o fundador do “Exército de Salvação”.

Passou uma infância atribulada já que o seu pai, outrora detentor de consideráveis recursos financeiros, acabou por conduzir a família à pobreza, tornando-se alcoólico em consequência do infortúnio. 

Booth desde muito novo evidenciou uma grande preocupação com a condição espiritual do ser humano, porém consciente de que era necessário atender igualmente às condições sociais, políticas e económicas envolventes, dando assim mote a um dos mais conhecidos lemas do “Exército de Salvação” em todo o mundo: “Sopa, Sabão e Salvação”.

William Booth iniciou o seu trabalho cristão como pregador leigo da denominação metodista, embora tenha colaborado com diferentes ramos desta igreja.

Estabeleceu em 1865 a Missão Cristã, uma tenda em que a mensagem do Evangelho era pregada, em Whitechapel, na região de Londres.

Pregando nesta e noutras zonas miseráveis de uma cidade de Londres ainda não adaptada à realidade da industrialização, Booth acabaria por lidar com situações decadentes de pessoas envolvidas com álcool, crime e prostituição. Foi a sua convicção de que era necessário declarar guerra à pobreza, anunciando a única mensagem válida à condição humana – a salvação que só existe em Deus – que o levou a transformar a Missão Cristã em Exército de Salvação em 1878. 

De modo a atender de uma forma mais disciplinada e empenhada às necessidades das populações a que servia o “movimento salvacionista” adoptou efectivamente uma estrutura militar, em que ainda hoje existem soldados e oficiais de várias patentes.

O próprio William Booth tornou-se o primeiro general deste Exército, cargo que exerceu de 1878 até à sua morte em 20 de Agosto de 1912. 

Embora esta estrutura para-eclesiástica tenha sofrido bastante nos primeiros tempos em resultado de reacções e mesmo de perseguição, tanto de alguns interesses económicos instalados como até de entidades cristãs, como a própria Igreja de Inglaterra, Booth viria a tornar-se uma personalidade altamente prestigiada, tendo sido inclusivamente convidado a assistir à coroação do rei Eduardo VII, em 1902, e, quatro anos mais tarde, sendo-lhe outorgado um grau honorário pela Universidade de Oxford.



Fonte: Exército de Salvação



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...