quinta-feira, 18 de agosto de 2016

ALCINO SOUTINHO – Arquitecto e professor universitário





Alcino Soutinho (Vila Nova de Gaia, Portugal, Porto, Portugal, 2013).

Em 1948 ingressou no curso de Escultura da Escola Superior de Belas Artes do Porto, que concluiu em 1957, ano em que começou a exercer a profissão de arquitecto em regime liberal. (…)

Em 1961 interrompeu temporariamente a sua actividade profissional para fazer investigação em Itália, na área da Museologia, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. (…)

Alcino Soutinho é autor de um diversificado conjunto de edifícios, como, por exemplo, do Castelo do Prado, do Edifício Delfim Pereira da Costa, do Palácio da Enseada e da Quinta das Sedas, em Matosinhos.
De vários equipamentos, como o Auditório, a Biblioteca Florbela Espanca, a Câmara Municipal e a Torre Sinhá em Matosinhos. Da Bolsa de Derivados do Porto, da Marginal de Vila do Conde, de complexos habitacionais e de habitações uni-familiares - a de José Grade, em Portimão; a de Pinto Sousa e de Pina Vaz, ambas em Ofir; a de Pedro Soares, em Afife; a de Joaquim Matias, no Barreiro e a de António Santos, no Porto. (…)

Arquitecto também concebeu projectos para museus e faculdades. Foi o caso do Museu do Neorrealismo, em Vila Franca de Xira, da Casa-museu Guerra Junqueiro, no Porto, do Centro Cultural de Alfândega da Fé, do Museu de Aveiro, do Museu/Biblioteca Amadeo de Souza Cardoso, em Amarante, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e das faculdades de Química e de Cerâmica, em Aveiro.(…)

Publicou obras em livros e revistas de arquitectura (Portugal, Espanha, França, Holanda, Alemanha e Itália) e tem feito parte de júris de concursos públicos de Arquitectura e Planeamento. (…)

Alcino Soutinho obteve o prémio "Europa Nostra", da International Federation of the Protection of Europe's Cultural and Natural Heritage. E o prémio AICA (1984), da Secção Portuguesa dos Críticos de Arte, com o projecto Biblioteca-Museu Amadeo de Souza Cardoso e o Edifício dos Paços do Concelho, em Amarante.



Fonte:Universidade do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...