segunda-feira, 29 de agosto de 2016

NUNO BRAGANÇA - Escritor





Nuno Bragança (Lisboa, Portugal, 1929 – 1985).

Começou por frequentar o curso de Agronomia, mas cedo dele desistiu, transitando para o curso de Direito, que completou em 1957. A partir de 1955, integra a equipa do jornal Encontro (órgão da JUC - Juventude Universitária Católica), onde publicou os seus primeiros textos literários.

Toda a obra do escritor foi reunida num único volume com o título Obra Completa. Inclui, para além dos romances Square Tolstoi, Directa e A Noite e o Riso, este último publicado em 1969 e considerado um livro decisivo para a nossa modernidade literária, a recolha de contos a que o autor deu o nome Do Fim do Mundo, a novela póstuma Estação e a peça de teatro radiofónico, até agora inédita em livro, A Morte da Perdiz.

Nuno Bragança, um dos nomes mais destacados da ficção portuguesa da última metade do século XX, é sem dúvida um dos mais geniais ficcionistas portugueses e que no “Jornal do Fundão”, até ser impedido pela censura, assinou nos anos 60 uma notável Crónica Internacional, não pode cair no esquecimento.



in ”Jornal do Fundão”




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...