AMÁLIA RODRIGUES
(Lisboa, Portugal, Julho de 1920 – Outubro de 1999)
A LOUCURA ITALIANA
Depois do sucesso alcançado nos países por onde passou, Amália ruma pela primeira vez a Itália. Estavamos em 1970 e dava-se assim início à La folie per la Rodrigues.
O sucesso em Itália fora estrondoso. Franco Fontana, o seu empresário italiano, afirma ter sido a única artista estrangeira a conseguir a proeza de dar espectáculos por todo o país. Todas as pequenas terras de norte a sul de Itália tiveram assim a oportunidade de a ouvir cantar e aplaudir o seu talento. A sua popularidade alcançou uma dimensão sem precedentes levando Pallavicini e Mescoli a escrever para a sua voz o tema Il Cuore Rosso Di Maria, que tantas vezes era solicitado pelo público em espectáculos.
Em 1973 durante três noites aprendeu doze cantigas de folclore italiano, em dialecto siciliano, napolitano, romano e veneto. Assim saiu o disco A Una Terra Che Amo. Um disco quase improvisado que demonstra perfeitamente a capacidade invulgar de adaptação que Amália possuía. Ninguém acreditava que fosse possível, nem os guitarristas nem a própria Amália, mas o certo é que o disco fez-se e foi um sucesso enorme por toda a Itália.
Gerou-se assim a loucura italiana pela signora Rodrigues, que encantava quando no palco pedia desculpa pela pronúncia, benzia-se e depois presenteava a plateia com os temas do folclore italiano.
O texto que se segue fez parte de um jornal italiano do dia 13 de Janeiro de 1970:
Roma, 1970
Um canto dulcíssimo, entrecortado por ímpetos de paixão, sublinhado por uma vigorosa base rítmica. O pensamento é transportado para o episódio de Ulisses agrilhoado, quando ouve o canto enfeitiçador das sereias, entre Cila e Caribdes. E o público que ontem à noite fazia transbordar o Sistina, estava também como que enfeitiçado na cadeira, arrebatado pela voz de Amália Rodrigues. Foi um triunfo. Nunca se viu o Sistina tão apinhado, nunca se registaram aplausos tão intensos, nunca se ouviu pedir bis com tanta insistência. O primeiro espectáculo italiano da Rainha do Fado não podia ter sido um sucesso maior.
Marcelo Frantoni, Incanta Amália Rodrigues, in Il Tempo
Catarina Rocha, in “Amália no Mundo” – Portal do Fado
Sem comentários:
Enviar um comentário