terça-feira, 10 de abril de 2018

URSULA KROEBER LE GUIN – "Os Despojados"



URSULA KROEBER LE GUIN
(Califórnia, Estados Unidos, 1929 - 2018)
Escritora, poetisa

***

Os Despojados, a obra mais “política” (há quem lhe chame profética) é considerada, por muitos críticos, a sua obra fundamental. Ganhou os prémios e maior prestígio atribuídos nos EUA à ficção científica: o Hugo, o Nébula e o Júpiter. Mas, como sempre, a autora vai além dos cânones convencionais do género. As suas preocupações filosóficas, derivadas no taoísmo, ao que parece, impregnam a busca do herói, visando a unidade do ser pela harmonização.

in"Mulheres Século XX"(excerto)

***

”O meu mundo, a minha terra, é uma ruína. Um planeta gasto pela espécie humana. Multiplicamo-nos e devorámos, lutámos até não restar nada, e depois morremos. Não controlámos nem o apetite nem a violência; não nos adaptámos. Destruímo-nos. Mas, primeiro, destruímos o mundo. Já não há florestas na minha terra. O ar é cinzento, o céu é cinzento, faz sempre calor. É habitável, ainda é habitável, mas não como este mundo. Este é um mundo vivo, uma harmonia. O meu é uma dissonância. 

Vocês, Odonianos, escolheram um deserto… Lá sobrevivemos, como vocês fazem. As pessoas são resistentes! Agora somos quase meio bilião. Outrora fomos nove biliões. Ainda se pode ver as velhas cidades por toda a parte. Os ossos e os tijolos transformaram-se em pó, mas os bocadinhos de plástico nunca – também nunca se adaptaram. Falhámos enquanto espécie, enquanto espécie social.”



in” Os Despojados -Uma Utopia Ambígua" - 1993 (excerto)




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...