terça-feira, 2 de junho de 2015

Gente da Terceira Classe

 
 
 
 
 
 
José Rodrigues Miguéis (Lisboa, Portugal, 1901 - Nova Iorque, EUA, 1980). Pertenceu ao grupo Seara Nova.
 
 
Palavras de José Rodrigues Miguéis:

“Quando erro - e tenho errado muito - pergunto sempre: Poderia eu ter errado melhor?! 
 
 
 
Gente da Terceira Classe

 
“ (...) É preciso ter viajado num destes transatlânticos para se fazer uma ideia das fronteiras que separam os homens e as classes, mesmo dentro duma casca de noz. E somos poucos, aqui, não mais de cinquenta: que faria se fôssemos os duzentos ou quatrocentos da lotação, só Deus sabe, amontoados na imunda gafaria que é a terceira dos emigrantes. (...)

Ao partir, levavam consigo ao menos uma esperança: agora nem isso lhes resta. Muitos deles, com o sonho, seu único luxo, perderam por lá a saúde e a força de trabalho, que era toda a sua riqueza.

Com estes, os de torna-viagem, embarcaram na Madeira e agora comigo, em Lisboa, alguns portugueses que vão, como eu, à Inglaterra tomar o paquete para os Estados Unidos.

Assim se juntam aqui, embora com destinos e em estados de alma opostos, duas correntes da mesma miséria: uma delas, ainda quente do sol da ilusão, parte para a zonas mais temperadas e prósperas do Leste americano; a outra regressa lá do equador e do trópico, fria de desapontamento, amolambada e escrofulosa, para se dispersar por todos os cantos deste nosso mundo cristão e ocidental.

Correntes humanas, num inquieto e perpétuo corrupio em torno destoutro mar de Sargaços, a vida. (...) ”

 
 
Imagem: pintura de Eileen Agar (Buenos Aires, Argentina, 1899 – Londres, Reino Unido, 1991)

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...