sexta-feira, 5 de junho de 2015

Ser Feliz é uma Responsabilidade Muito Grande

 
 
 
 
 
 

Clarice Lispector (Chechelnyk, Ucrânia, 1920Rio de Janeiro, Brasil, 1977). Foi escritora e jornalista.

 

Palavras de Clarice Lispector:

“À medida que os filhos crescem, a mãe deve diminuir de tamanho. Mas a tendência da gente é continuar a ser enorme.”

 
Ser Feliz é uma Responsabilidade Muito Grande

 
Ser feliz é uma responsabilidade muito grande. Pouca gente tem coragem. Tenho coragem mas com um pouco de medo.
Pessoa feliz é quem aceitou a morte.
Quando estou feliz demais, sinto uma angústia amordaçante: assusto-me. Sou tão medrosa.
Tenho medo de estar viva porque quem tem vida um dia morre.
E o mundo me violenta. Os instintos exigentes, a alma cruel, a crueza dos que não têm pudor, as leis a obedecer, o assassinato — tudo isso me dá vertigem como há pessoas que desmaiam ao ver sangue: o estudante de medicina com o rosto pálido e os lábios brancos diante do primeiro cadáver a dissecar.
Assusta-me quando num relance vejo as entranhas do espírito dos outros. Ou quando caio sem querer bem fundo dentro de mim e vejo o abismo interminável da eternidade, abismo através do qual me comunico fantasmagórica com Deus.


Clarice Lispector, in “Um Sopro de Vida”

Imagem: pintura de Esref  Armagan (Istambul, Turquia, 1953).  É cego desde nascença.



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...