quinta-feira, 5 de maio de 2016

ALFREDO PIMENTA - Versos são notas musicais apenas





Alfredo Pimenta (Guimarães, Portugal, 1882 – Lisboa, Portugal, 1950).

Historiador, poeta e escritor.
Notabilizou-se na crítica e polémica.
Passando do anarquismo para o evolucionismo republicano, aderiu ao ideal monárquico.
Escreveu numerosos estudos de filosofia política, polémica, filosofia, história, crítica e arte.
Algumas das suas obras poéticas: Eu, Para a Minha Filha, Alma Ajoelhada, Coimbra: poema de saudade e desafronta, O Livro da Minha Saudade.


Versos são notas musicais apenas



Versos são notas musicais apenas
O ritmo é tudo e nada o ritmo iguala,
Quer cante a água em frescas cantilenas,
Ou o búzio cante em sua voz que fala…

A voz nos perde, de irreais sirenas,
Só pelo ritmo que tal voz exala…
Versos são notas musicais apenas,
O ritmo é tudo, e nada o ritmo iguala.

Que outros componham versos bem diversos
Dos que eu componho, e pelos quais cativo
Vivo, e entre belos sonhos imortais…
Mas que os meus versos, os inúteis versos
Que me revelam como sou e vivo,
Que esses sejam apenas musicais!


Alfredo Pimenta, in “Últimos Ecos de Um Violino Partido"



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...