sábado, 7 de maio de 2016

DOMINIQUE LAPIERRE – Escritor e filantropo





Dominique Lapierre (Châtelaillon-Plage, França, 1931).

Aos 17 anos iniciou, a partir de Paris, uma viagem de 30.000 milhas percorrendo a América do Norte. Desta viagem resultou a ideia de publicar o livro Un dollar les mille kilomètresque foi um best-seller.

Trabalhou na “Paris Match” no início dos anos 60.

Recebendo a informação sobre o desvio um navio de cruzeiros, “Santa Maria”, que tinha sido desviado por um português chamado Henrique Galvão, com o objectivo de chamar a atenção mundial para a ditadura de Salazar, conseguiu obter uma entrevista exclusiva com Galvão.

Em 1981, fundou uma Associação Humanitária chamada “A Cidade da Alegria”, que recupera crianças que sofrem de lepra e tuberculose que vivem nos bairros de lata de Calcutá, Índia.
Esta Associação é apoiada pelos royalties dos seus sucessos literários.

Escreveu um livro sobre a independência da Índia, Esta Noite a Liberdade.
Outro livro que obteve grande sucesso foi A Cidade da Alegria, que narrava a história dos pobres de um bairro de lata de Calcutá. Vendeu mais de 9 milhões de exemplares e foi traduzido em várias línguas.

Dois dos livros de Dominique Lapierre, Paris já Está a Arder?, escrito com a participação de Larry Collins, e A Cidade da Alegria, foram adaptados para cinema. 


Palavras de Dominique Lapierre: 
"Com a venda de um único exemplar desta obra, (A Cidade da Alegria) eu alimento dez crianças leprosas durante uma semana."







Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...