quarta-feira, 18 de maio de 2016

TEMPLO DE ÁMON, CARNAQUE






TEMPLO DE ÁMON, CARNAQUE


Embora apenas com ferramentas primitivas e um exército de trabalhadores escravos, os antigos Egípcios encontravam-se entre os mais prolíficos construtores da história. 

Através de erecção de projectos monumentais, como templos, seguiram uma profunda convicção religiosa em honra e apaziguamento dos deuses.

Os templos dedicados aos deuses e à adoração dos antepassados eram muitas vezes o resultado de sucessivas fases de construção, periodicamente remodeladas para acomodar esquemas mais grandiosos.

No Templo de Ámon, em Carnaque, no Egipto (1530 – 323 a.C.), os edifícios estão dispostos ao longo de itinerários processionais ligados às margens do Nilo e ao próximo Templo de Luxor. Chega-se ao santuário através de uma sucessão de quadras abertas e do hipostilo, cuja passagem central possuía iluminação clerestórica, com as colunas em volta desaparecendo no vasto e escuro interior.

O santuário interior abrigava a imagem sagrada do deus criador, Ámon, assistido pelo faraó e seus sacerdotes em ritos secretos.
O recinto de um pouco mais de vinte e um hectares foi erigido ao longo dum período de mil e duzentos anos, registando monumentalmente a luta dinástica dos faraós pela imortalidade.



in Arquitectura – Neil Stevenson
Imagem: Avenida das Esfinges

1 comentário:

  1. Adorei! Este Deus (Amon) segundo creio, foi elevado pelo faraó Akenaton, pai de Tutancamon,um faraó, que (assim como sua prole, e própria mulher (Nefritity, tinha a caraterística de rosto um pouco enigmático, com o crâneo ovalizado e por conseguinte comprido.De táo enigmático faraó, há mesmo quem afirme, que se tratou de um ser extraterrestre. Como sou bastante interessada na antiga cultura Egípcia, é que admirei bastanto a "foto do Reino de Amon, que nunca tinha vistoalguma vez. Obrigada por isso pela oportunidade.

    ResponderEliminar

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...