segunda-feira, 9 de maio de 2016

HENRIQUE CAIADO – Humanista e poeta






Henrique Caiado (Lisboa, Portugal, 2ª metade do século XV – Roma, Itália, 1509).

Aluno de Cataldo Sículo e de Pedro Rombo, a maior parte do que dele se conhece provém de confidências autobiográficas dispersas na sua obra.

Foi para Itália estudar Direito, mas preferia frequentar mestres de Humanidades e compor versos latinos. Pronunciou em Pádua, perante a Universidade, em 24.10.1503, um discurso de elogio dos Estudos Jurídicos; e um outro, de elogio fúnebre do jurisconsulto Dr. Francesco Faccio, também em Pádua, o que mostra o prestígio  de que gozava na Universidade.
É, por isso, natural que se tenha doutorado em Direito.

Verso e prosa de Henrique Caiado revelam as suas relações com alguns dos primeiros humanistas italianos do seu tempo e com estrangeiros que estudavam em Itália.

A sua reputação de poeta novilatino é internacional, desde as referências de contemporâneos, como Erasmo, ou pouco posteriores, como o crítico Lilio Giraldi, até à reedição de W.P. Mustard, que inclui as suas Aeglogae na coluna “Studies of the Renaissance Pastoral”, publicada pela Universidade de Johns Hopkins.



Fonte: Enciclopédia de Cultura




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...