quarta-feira, 25 de maio de 2016

ÉRICO VERÍSSIMO - Escritor






Érico Veríssimo (Cruz Alta, Brasil, 1905 – Porto Alegre, Brasil, 1975).

Pertence ao seleto grupo de escritores brasileiros de grande reconhecimento. É, ao lado de Jorge Amado, Graciliano Ramos e José Lins do Rego, uma das vozes mais representativas no Século XX. 

Teóricos internacionais avaliam sua trilogia, O Tempo e o Vento como obra expoente no romance épico.

Mudou-se para Porto Alegre, em 1931. 
Publicou seu primeiro livro, Fantoches, uma coletânea de contos em 1932. Clarissa foi seu romance de estreia, seguido por Caminhos Cruzados e Olhai os Lírios do Campo, inaugurando o sucesso editorial.

Ao longo de sua carreira escreveu 36 obras, entre, romances, novelas, contos, memórias, narrativas infanto-juvenis e de viagens. 
Criou o Clube dos Três Porquinhos, na Rádio Farroupilha, cuja experiência gerou diversas obras infantis. (…)

É um dos autores brasileiros mais conhecidos no exterior, com obras editadas em mais de 15 idiomas. (…)

Sua obra maior, a trilogia O Tempo e o Vento (O Continente, o Retrato e o Arquipélago), escrita entre 1947 e 1962, recupera duzentos anos de história do Rio Grande do Sul. São páginas que inscrevem nomes com Ana Terra e Capitão Rodrigo Cambará entre as grandes personagens da literatura brasileira.

A novela Noite, os romances Incidente em Antares e Senhor Embaixador, além da sua autobiografia Solo de Clarineta, cuja segunda parte é publicada após seu falecimento em 28 de Novembro de 1975, coroam uma atuação ímpar no cenário literário brasileiro.



Fonte: Centro Cultural Érico Veríssimo (excertos).


**************


Palavras de Érico Veríssimo:
Acho muito perigoso um homem levar-se demasiadamente a sério.”







Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...