segunda-feira, 30 de maio de 2016

SEARA NOVA – Revista






SEARA NOVA


Revista fundada em Lisboa, por iniciativa de Raul Proença e de um grupo de intelectuais portugueses, no ano de 1921. 

Quanto ao projecto editorial, assumiu-se como uma publicação essencialmente doutrinária e crítica, com fins políticos e pedagógicos, e tendo a colaboração de um grupo de intelectuais militantes, poetas, economistas, pedagogos e críticos, como é referido no editorial do nº 1, datado de 15 de Outubro de 1921. 

O grupo pretendia activamente intervir na vida política do país, aproximando a elite intelectual republicana e progressista da realidade portuguesa, servindo-se da revista como veículo da sua acção pedagógica e doutrinária. 

Após a implantação da Ditadura Nacional surgida da Revolução de 28 de Maio de 1926, o grupo da Seara Nova assumiu-se como um dos grupos ideológicos mais activos no combate contra o salazarismo. 

O projecto nos seus primeiros anos de publicação, reuniu alguns dos principais nomes da intelectualidade do tempo, com destaque para Jaime Cortesão, Raul Proença e António Sérgio. 

Mas muitos outros intelectuais deram a sua colaboração ao longo dos seus mais de 50 anos de publicação, como Raul Brandão, Aquilino Ribeiro, Câmara Reis, Augusto Casimiro, Teixeira Gomes, Rogério Fernandes, Augusto Abelaira, Assis Esperança, Afonso Duarte, Hernâni Cidade, João de Barros, Joaquim de Carvalho, Irene Lisboa, Manuel Mendes, José Rodrigues Miguéis, Jorge de Sena, José Bacelar, Álvaro Salema, Lobo Vilela, Santana Dionísio, José Gomes Ferreira, Adolfo Casais Monteiro, Mário Dionísio, Avelino da Costa Cunhal e Fernando Lopes Graça.




Fonte: Hemeroteca Municipal de Lisboa 


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...