sexta-feira, 27 de maio de 2016

CARLOS MALHEIRO DIAS – Historiador e romancista






Carlos Malheiro Dias (Porto, Portugal, 1875 – Lisboa, 1941).

Após uma carreira política que a implantação da República viria interromper, duas vezes deputado regenerador, vogal do Conselho de Arte Dramática, intensificou brilhante carreira literária, que havia dado suas provas, já, no jornalismo, sobretudo como Director da Ilustração Portuguesa.

Ao jornalismo devem-se também as páginas reunidas em volume de Cartas de Lisboa, indispensável ao conhecimento sociológico de um período agitado da vida nacional. À sua fase de activa intervenção política ficaram-se também devendo livros de combate, de alta intenção nacional, sendo de salientar destes, Zona de Tufões e Exortação à mocidade.

Ficcionista, foi influenciado por Eça de Queirós em alguns dos seus romances mais representativos, embora noutros se desenhasse, pela primeira vez entre nós, a assimilação de temas históricos pela imaginação, a realidade transfigurada. Mas é sobretudo de natureza realista a linhagem estética dos seus romances.

No Brasil, Carlos Malheiro Dias fundou a revista O Cruzeiro e lançou a monumental História da Colonização Portuguesa no Brasil, da qual foram publicados apenas três volumes.

Nomeado embaixador em Madrid, já no termo de uma longa e gloriosa (mas nem sempre fácil) vida pessoal e política, não chegou a tomar dessa tardia recompensa.



Fonte: Enciclopédia de Cultura



*************************


Palavras de Carlos Malheiro Dias: 
"A coragem de afirmar asneiras é uma das características da improvisação jornalística."





Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...