terça-feira, 20 de dezembro de 2016

CASA MUSEU GUERRA JUNQUEIRO





CASA MUSEU GUERRA JUNQUEIRO


Situada na Rua D. Hugo, fica a casa do cónego magistral da Sé do Porto, Domingos Barbosa. Esta casa nobre, datada do 2.º quartel do século XVIII, que dá ao Porto um barroco com características muito próprias, foi inaugurada como casa museu em 1942, com o objectivo de evocar a figura de Guerra Junqueiro e recriar o ambiente privado da sua residência.

A Casa Museu Guerra Junqueiro apresenta das mais notáveis colecções de artes decorativas, nacionais e estrangeiras, da cidade - mobiliário, ourivesaria, torêutica, têxteis, cerâmica, vidros - que abrangem períodos compreendidos entre o século XV e XIX. Estas colecções, bem como o edifício, resultam da doação feita pela filha do Poeta, Maria Isabel Guerra Junqueiro de Mesquita Carvalho, e pela mulher, Filomena Augusta Guerra Junqueiro, à Câmara Municipal do Porto. 

As colecções foram complementadas por aquisições feitas pelo município e por um depósito suplementar das doadoras. 

A colecção de escultura, portuguesa e estrangeira, e parte da colecção da arte do metal (cruzes, turíbulos, almofarizes) constituem um depósito suplementar do Museu Nacional de Arte Antiga, um legado do Poeta.

O edifício foi requalificado, em 1996, pelo arquitecto portuense Alcino Soutinho que o dotou de salas de exposições temporárias, loja, cafetaria e um pátio exterior onde se pode apreciar a escultura do Poeta, criação do mestre Leopoldo de Almeida.



Fonte: “Direcção-Geral do Património Cultural”




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...