quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

FRANCISCO DE HOLANDA – Pintor





FRANCISCO DE HOLANDA 
(Lisboa, Portugal, 1517 – 1585)

Pintor e arquitecto

Considerado um dos mais importantes vultos do renascimento em Portugal.
Em 1538-1547 visitou, como pensionista, a Itália, onde se relacionou com o círculo de Vittoria Colonna e privou com alguns notáveis artistas (Miguel Ângelo, etc.). 

No seu espólio artístico avultam particularmente os desenhos, mas sabe-se haver executado um retrato de D. Catarina (1554). 
No Museu Nacional de Arte Antiga existe uma Nossa Senhora da Misericórdia que lhe é atribuída. 

No âmbito da cultura artística nacional do século XVI o significado fundamental de Francisco de Holanda reside em haver fornecido base teórica, desta vez com raízes directas na Itália, à corrente maneirista, em reforço da pista já tentada no país, mas com fontes setentrionais, por alguns artistas.

Das peças gráficas que deixou, destaca-se Desenhos, do Escorial, obra indispensável no estudo do património arqueológico romano e da arte italiana da primeira metade do séc. XVI. A Fábrica é o primeiro estudo (utópico e complexo) sobre o urbanismo redigido na Península Ibérica.

Da Pintura Antiga alude a Nuno Gonçalves (livro primeiro) e constitui fonte capital para o entendimento de Miguel Ângelo e do clima artístico, social e religioso de Roma durante o segundo quartel do séc. XVI.



in “Enciclopédia de Cultura”


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...