sábado, 28 de janeiro de 2017

PANTEÃO – Roma




PANTEÃO 


As sucessivas épocas do Império Romano deram continuidade a um desenvolvimento arquitectural que fez avançar as técnicas de construção e engenharia. Embora muito ligados às estabelecidas ordens da arquitectura grega, os Romanos haviam de descobrir uma nova forma de expressão na gama dos seus tipos de edifícios, na sua complexidade espacial, e um planeamento urbano coordenado que conseguiu uma coesão através do império. 

O potencial estrutural do verdadeiro arco, previamente usado na arquitectura etrusca, encontrou a sua conclusão lógica nas estruturas romanas em abóbada e cúpula. Esses desenvolvimentos estruturais deram lugar a novas formas arquitectónicas, excedendo os limites da construção com entablamento. 

Foram utilizados sistemáticos métodos de engenharia para explorar recursos locais e fabricar materiais. 
A construção em cúpula e com estrutura de cimento foi usada num dos mais impressionantes edifícios sobreviventes do período romano, o Panteão (120-24 d. C.) de Roma. 

Incrivelmente conservado devido à sua utilização contínua até à seguinte época da cristandade, os seus espantosos mais de quarenta e três metros de vão só foram igualados no século XIX.


in “Arquitectura” – Neil Stevenson


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...