domingo, 8 de janeiro de 2017

MUSEU DO ALJUBE - Resistência e Liberdade





MUSEU DO ALJUBE


O Museu do Aljube - Resistência e Liberdade é dedicado à memória do combate à ditadura e da resistência em prol da liberdade e da democracia.

Pretende valorizar as memórias comuns de resistência e evidenciar os principais traços do regime ditatorial que submeteu o nosso país durante quase meio século.

Pretende dar a conhecer o silêncio em que todo um povo foi mergulhado, resgatando-o para ensinamento dos mais novos.

Pretende partilhar nos nossos dias aspectos das realidades então vividas, organizando-os de modo sistemático e rigoroso.

Pretende inscrever na vivência colectiva os valores das lutas travadas pela liberdade e pela democracia, com a firmeza da esperança num país mais livre, justo e fraterno.

Pretende patrocinar o resgate das memórias de luta e de sofrimento, evocando momentos duros e, também, momentos empolgantes da resistência, seguros da vitória que se haveria de alcançar sobre o arbítrio e a violência.

Pretende assumir a luta contra a amnésia desculpabilizante e, quantas vezes, cúmplice da ditadura que enfrentámos entre 1926 e 1974.

Pretende remar contra a corrente da desmemória organizada pelas ideologias dominantes nas sociedades contemporâneas.

Pretende combater essa fabricação de um "presente contínuo", que torna fácil e eficaz a manipulação, a demagogia e o regressismo "invisível" às piores formas de opressão.

Pretende dar voz às vítimas e mostrar como é longo e difícil o caminho da sua reabilitação, impondo a verdade e o exemplo sobre o silêncio e o embuste.

Pretende honrar os resistentes que ousaram empenhar-se numa luta desigual e sempre ameaçada pela perseguição e pela prisão, pela tortura, pelo exílio, pela deportação e quantas vezes pela morte.

Pretende restituir a memória colectiva à cidadania, na sua pluralidade.

Pretende, em suma, assegurar que o nosso futuro não seja amputado do nosso passado.

O futuro cria-se no presente com a memória do passado.



in “Museu do Aljube – Resistência e Liberdade” – situado em Lisboa, Portugal.


******


O Museu era uma antiga cadeia a qual funcionou até 1965 e foi mandada fechar pela PIDE por esta não apresentar condições de segurança, higiene e saúde.
O próprio nome pelo qual era conhecido, Cadeia do Aljube, é um pleonasmo que exacerba a sua negra função. Significa prisão ou caverna e deriva do vocábulo árabe para poço, cisterna ou lugar escuro. Em toda a sua longa história foi sempre um local de encarceramento, para crimes de delito comum, eclesiásticos, para mulheres e, na sua última fase, em exclusividade para presos políticos.




Publicação nº 1239

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...