terça-feira, 15 de agosto de 2017

EMILY GREENE BALCH - Prémio Nobel da Paz

 
 
 
EMILY GREENE BALCH
(Boston, EUA, 1867 — Cambridge, 1961)

Economista, socióloga e pacifista

 
Estudou economia e literatura. Obteve uma bolsa de estudo no estrangeiro, bolsa jamais atribuída a uma aluna. Emily era demasiado dotada e de forte carácter. Viajou para Paris onde se dedicou a estudar a pobreza e medidas sociais. Regressa aos EUA e com Jane Adam fundou casas onde as trabalhadoras das fábricas de tabaco e manufactura de sacas podiam ter o seu espaço, depois dos dias de árduo trabalho, com horários prolongados.
 
Em 1896 começou a preparar o doutoramento, enquanto ensinava economia e sociologia. Foi docente no “Wellesley College”. Paralelamente Emily desenvolveu intensa actividade como pacifista e lutou contra as leis discriminatórias para com os imigrantes.
 
Foi delegada ao Congresso Feminino Internacional de Haia, em 1915 e participou nos Congressos da Escandinávia e Rússia. Amiga de Jane Addams esteve na origem da criação da Liga Feminina Internacional para a Paz e a Liberdade tendo chegado a Presidente.
 
Fundou o jornal "A Nação". Visitou diversos países, esteve nos Balcãs, Viena e Praga.

Em 1946 recebeu, com Elisabeth Morrow, o “Prémio Nobel da Paz”.

 

in “O Leme”


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...