sábado, 26 de agosto de 2017

MORALISTAS

 

 
MORALISTAS

São considerados escritores Moralistas aqueles que partindo da realidade psicológica do homem, isto é, aqueles que perscrutando a natureza humana nos seus hábitos e tendências, põem em relevo através dos seus escritos a parte moral do mesmo homem; aqueles que no seu contacto com os leitores sejam capazes de lhe transmitirem uma mensagem moral que predomine sobre os demais.

Os primeiros autores gregos considerados Moralistas, foram Homero, Hesíodo, Sólon, Platão, Aristóteles, Plutarco e Teofrasto.

Em Roma contam-se entre os principais, Cícero, Epicteto E Marco Aurélio.

Em França, Montaigne, La Fontaine, Pascal, La Rochefoucaud e La Bruyère.

Enquanto que em Portugal, os primeiros terão sido o nosso rei D. Duarte, autor do Leal Conselheiro, e seu irmão, o infante D. Pedro, com a Virtuosa Benfeitoria.

Outros: D. Francisco de Portugal, com as Sentenças; D. Francisco Manuel de Melo, com a Carta de Guia de Casados e Apólogos Dialogais; o Padre Manuel Bernardes, com a Nova Floresta, e o Arte de Furtar.Padre Manuel da Costa, com a Arte de Furtar.

 

in “Dicionário da Literatura Portuguesa”
Imagem: pintura de Salvador Dalí

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...