quarta-feira, 23 de agosto de 2017

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

 
 

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

O acervo do Museu Nacional de Etnologia reúne um total aproximado de 40.000 objectos oriundos de diversas partes do Mundo, embora as colecções mais representativas sejam as de Portugal, continental e insular, e as do antigo Ultramar Português.
 
O museu disponibiliza a exposição permanente “O museu, muitas coisas”, constituída por sete núcleos de vigência rotativa: o teatro de sombras de Bali; as bonecas do sudoeste de Angola; as tampas de panelas com provérbios de Cabinda; máscaras e marionetas do Mali; instrumentos musicais populares Portugueses; as talas de Rio de Onor (núcleo dedicado a um objeto) e a escultura de Franklim (núcleo dedicado a um autor), que resultam, na sua maioria, de colecções estudadas através de um programa intensivo de estágios que o museu tem vindo a promover.
 
São ainda visitáveis dois espaços de reserva: as Galerias da Vida Rural contemplam os núcleos constituídos pelas colecções ilustrativas dos temas da agricultura, pastoreio, tecnologias tradicionais e equipamento doméstico na sociedade rural em Portugal. As Galerias da Amazónia reúnem artefactos provenientes de cerca de 40 povos da Amazónia, sobretudo brasileira.

 

in “Património Cultural”(adaptação)

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...