terça-feira, 19 de abril de 2016

GRUPO DOS CINCO







Grupo dos Cinco


Deve-se este nome a cinco figuras primaciais do movimento literário português do século XIX: Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Oliveira Martins, Eça de Queirós e Ramalho Ortigão.

A formação do grupo partiu, não só da amizade pessoal estabelecida entre os cinco, mas da afinidade de ideias e valor literário.
Para a denominação associativa concorreu a anedota contada por Ramalho.

Certo dia de 1884, abancaram os cinco amigos para almoçar no restaurante do Palácio de Cristal. Eça de Queirós perdera, na véspera, no Clube da Granja, a aposta de um leque, numa partida de bilhar com certa banhista. Uma das condições era que o leque seria escrito pelos amigos com que Eça tinha vir de almoçar ao Porto.

À sobremesa, os cinco, tomando um leque com uma aguarela de cinco cães, escreveram por cima – Os autores – e, do lado oposto, cinco provérbios caninos, assinados cada um por seu comensal, sob a epígrafe Os latidos, e esta dedicatória:

São cinco cães, sentinelas
De bronze, e papel almaço;
De bronze, para as canelas;
De papel, para o regaço.

Assinado
A Matilha



Fonte: Enciclopédia de Cultura

Imagem: fotografia do “Grupo dos Cinco”. Da esquerda para a direita: Eça de Queiroz, Oliveira Martins, Antero de Quental, Ramalho Ortigão, Guerra Junqueiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...