PAINÉIS DE SÃO VICENTE
Obra de enorme importância simbólica na
cultura portuguesa e singular “retrato coletivo” na história da pintura
europeia.
As seis pinturas atribuídas a Nuno
Gonçalves apresentam um agrupamento de 58 personagens em torno da dupla
figuração de São Vicente.
Uma solene e monumental assembleia
representativa da Corte e de vários estratos da sociedade portuguesa da época,
em ato de veneração ao patrono e inspirador da expansão militar quatrocentista
no Magrebe.
Estas figuras, em volumes claramente
afirmados, tão caracterizadas pela concentração expressiva dos rostos e
atitudes quanto pela requintada definição pictórica dos trajes e adereços,
parecem aliar, nesta encenação cerimonial, o intuito de uma evocação narrativa
a uma visão contemplativa.
Embora permaneça problemático o pleno entendimento
da intenção e significado da obra, crê-se que o autor das tábuas é o pintor
régio de D. Afonso V, Nuno Gonçalves, e que estariam originalmente integradas
no retábulo de São Vicente da capela-mor da Sé de Lisboa.
Fonte:
Museu Nacional de Arte Antiga
Imagem:
Painéis de São Vicente
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