quinta-feira, 7 de abril de 2016

BENTO DA ROCHA CABRAL - Filantropo





Bento da Rocha Cabral, (Paradela de Guiães, Portugal, 1847 – 1921).


Espírito republicano, autodidacta e empreendedor, como prova a riqueza que fez no Brasil, viajou pela Europa e pela América, até um dia regressar ao país com ideias bem precisas: deixar em testamento grande parte da sua fortuna para a criação de um instituto de investigação científica, dirigido por Ferreira de Mira, com quem nunca se tinha encontrado apesar de conhecer a sua obra.

Bento da Rocha Cabral, no testamento que deixou em 1921, contemplou a sua freguesia natal, empregados e familiares, deu conselhos à sua mulher e declarou que “não desejo que se façam convites para o meu enterro, nem o acompanhamento de padres, nem missas”.

O testamento foi aberto no ano da sua morte e, em Novembro de 1925, começavam os trabalhos do Instituto de Investigação Científica que tem o seu nome no palacete onde morava. Também a rua mudou de nome para passar a ter o seu.

O Instituo começou com quatro investigadores: além do próprio Ferreira de Mira, Ferreira de Mira (filho), Simões Raposo e Lopo de C. Rocha Cabral.

Foi aqui também que Egas Moniz desenvolveu parte dos seus trabalhos experimentais, nomeadamente estudos com cães, que conduziram à descoberta da técnica da angiografia cerebral em 1927, assim como as experiências de desenvolvimento da angiopneumografia, que contaram com a colaboração de Almeida Lima e Lopo de Carvalho.

Desde o seu início, em 1925, até cerca de 1938, o Instituto foi considerado, quer no âmbito nacional como internacional, uma referência na investigação científica, que, estando a par do que se fazia lá fora, honrava e dignificava a ciência portuguesa.

O Instituto cultivou vários ramos das ciências biológicas. Para isso apetrechou-se com vários laboratórios especializados, dispostos por quatro secções: fisiologia, histologia, química biologia e bacteriologia.

Pelo Instituto Rocha Cabral passaram no século XX notáveis homens da ciência, entre os quais um Prémio Nobel.

Nos dias de hoje, o IRC (Instituto Rocha Cabral) presta apoio a investigadores, com bolsas e projectos, e funciona como sede da Sociedade Portuguesa de Biologia. Recentemente foi criada uma quinta secção, a juntar às quatro já referidas, dedicada à História e Filosofia das Ciências.



Fonte: Site regional de Paradela de Guiães (excertos e adaptação)


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...