sexta-feira, 22 de abril de 2016

WILLIAM BLAKE - O Jardim do Amor







William Blake (Londres, Inglaterra, 1757 – 1827).

Poeta, pintor e gravador, vítima de visões e acessos de loucura (de que se serviu para ilustrar o Livro de Jó e obras de Chaucer, Virgílio e Dante).
A sua obra, das mais importantes da literatura inglesa, tem provocado as mais diversas interpretações, dada a profundeza da emoção, o seu misticismo e a intensa musicalidade dos versos, em que já se pronuncia o romantismo.

Obras principais: Canções da Inocência e da Experiência e o grande poema O Evangelho Eterno.


Fonte: Koogan Larousse



***********


Palavras de William Blake:
“A tua amizade já me fez sofrer muitas vezes, sê meu inimigo em nome da amizade.”



     O Jardim do Amor


O Jardim do Amor fui visitar,
E vi então o que jamais notara:
Lá bem no meio estava uma Capela,
Onde eu no prado correra e brincara.

E os portões desta Capela não abriam,
E "Não farás" sobre a porta escrito estava;
E voltei-me então para o Jardim do Amor
Lá onde toda a doce flor se dava;

E os túmulos enchiam todo o campo,
E eram esteias funerárias as flores;
E Padres de preto, em seu passeio secreto,
Atando com pavores minhas alegrias & amores.



William Blake, in "Canções da Experiência" 
Tradução: Hélio Osvaldo Alves


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...